quinta-feira, 8 de agosto de 2013
Atividades para Estimular a Inteligência Emocional do Seu Filho
Atividades Para
Estimular a IE do Seu Filho!
A inteligência Emocional do seu filho, ou o comportamento
dele, é a resposta observável de como ele entende as emoções próprias e as das
pessoas ao redor dele, e a partir disto, a IE reflete a forma como ele reage diante
destas emoções envolvidas em eventos rotineiros que incluam: dúvidas, medos, impasses,
dificuldades, novidades, contradições, entre outros... em outras palavras:
·
Como ele reage quando você lhe dá uma ordem ou
chama a atenção dele para algo;
·
Como ele enfrenta uma dificuldade ao fazer uma
lição de casa ou um esporte?
·
Como ele lida com a vitória ou a perda;
·
Como ele zela pelos seus brinquedos, saúde e
amizades;
·
Como ele lida quando um amigo ou irmão o machuca
ou quebra seus pertences;
·
Como ele reage quando não quer ir a um evento ou
não quer comer aquela comida;
·
Como ele lida com as regras da casa ou da escola
(hora de comer, de dormir etc);
·
Como ele lida com seus desejos;
·
Ele aprecia os atributos físicos e morais dele?
·
Como ele lida quando tem “mais” ou “menos” do
que os outros?
·
Ele tem desejo de aprender coisas novas?
·
Como ele lida com a perda?
·
Ele aceita ser liderado? Manifesta vontades próprias?
·
É corajoso para dizer a verdade? Mente para se “livrar”
de consequências negativas?
·
Entre outras situações que os pais conhecem bem.
O comportamento do seu filho, ou a forma com que ele
naturalmente reage a diversas situações, NÃO é moldado apenas a partir de experiências
que ele vivencia depois de nascer ou depende estritamente a personalidade dele.
Diversos fatores contribuem para o comportamento dele
enquanto criança e para aquilo que ele se tornará no futuro (ex: seus valores
morais e éticos), isto inclui o que abordamos em cada um dos 6 pilares da
Educação Familiar proposta no curso de IE e inclusive as experiências emocionais
que a mãe teve durante a gestação também têm grande impacto na Inteligência
Emocional futura da criança (mais sobre os achados e fundamentações científicas
sobre alterações emocionais da gestante e comportamento futuro do bebê são
ensinadas no curso de Estimulação da Gestação aos 3 Anos. Ver conteúdo http://www.littlegenius.com.br/produtos/8/curso-estimulacao-da-gestacao-aos-3-anos-
)
Assim, para cada um dos 6 pilares da Educação Familiar (Como
explicado nos vídeos de Inteligência Emocional Para Crianças), segue algumas
dicas e sugestões daquilo que os pais podem estar atentos ou praticar em casa
para estimular a IE de seus filhos:
1° Ensinar Pelo
Exemplo
·
Se não quer criar um filho mentiroso ou que
pense que se for “espertinho” pode conseguir o que quer, não o incentive a
mentir, muito menos a mentir por você.
Situações
a evitar: não peça para ele atender ao telefone e dizer que você não está,
apenas porque não quer atender àquela ligação. Não incentive mentir a idade
para pagar menos ou poder entrar em locais onde a idade dele não permite;
2° Ensinar Pela Experiência
Os momentos de dificuldades são os ideais estimular
seu filho a reconhecer um sentimento e saber lidar com ele, assim como ajudá-lo
a saber como canalizar as emoções para um fim apropriado.
·
Se o seu filho tende a ter crises de ira quando
é contrariado, quando você chama a atenção dele ou quando se sente “ameaçado”
por um amiguinho, ensine a reconhecer o nome daquele sentimento. Ex: “isto que
está sentindo é a raiva... eu entendo o que você está sentindo.. eu sinto isto
as vezes...”. Mostre que aceita o sentimento, mas não a maneira que ele reage (o
que ele faz) quando está tomado por aquele sentimento e explique como gostaria
que ele se comportasse. Além disto, é importante ajudá-lo a usar aquele
sentimento para outra finalidade e alcançar um outro objetivo = canalizar as
emoções (ensinado com maior detalhe no curso), pois fazer apenas isto não o
ajudará a se livrar daquele sentimento que pode perturbá-lo ou prejudica-lo no
futuro, assim outras coisas devem ser estimuladas. Situações a evitar: evite afastá-lo do conflito e colocá-lo em um “canto”
até que ele aprenda a se acalmar sozinho, são os pais quem ensinam como os
filhos podem fazer isto de modo natural. Cuidado com certas teorias que apoiam
a negligência e confinamento quando lidamos com sentimentos desta natureza.
3° Respeitar as Individualidades
Respeitar as individualidades de seu filho não quer dizer
aceitar determinados comportamentos padrões da personalidade ou temperamento
dele, mas sim identificá-las e ajudá-lo a lapidar e moldar aquilo que merece
atenção. Procure conhecer mais sobre exemplos de habilidades emocionais
particulares de cada personalidade ou temperamento e busque saber como
estimular os pontos e características negativas que seu filho possa apresentar.
Situações a evitar: comentários e crenças do tipo: “Ah.. ele é
assim mesmo.. o pai é nervoso igual... está nos genes, não tem o que fazer..
deixa ele quieto e já já ele se acalma” ou “Vishh... preguiçoso igual a avó...
só se oferecer algo em troca talvez ele se mexerá pra terminar alguma coisa que
começou.. não tem o que fazer”.
No curso de IE são detalhados mais de 150 características,
pontos positivos e negativos dos temperamentos. Não importa querer determinar qual
perfil de temperamento o seu filho se encaixa e trabalhar apenas em cima dele. É
importante conhecer todos já que ele pode apresentar algumas características de
outro temperamento.
Exemplos:
·
Dificuldade
de lidar com pressão do tempo: brinque com gincanas que exigem agilidade,
atividades com mensuração de tempo individuais e em grupo (mãe X filho) etc.
·
Melancolia
e pensamentos negativos antes de dormir: deixe seu filho ter com o que se
ocupar a mente antes de dormir. Conte uma história e deixe que ele pense sobre
o final para contar-lhe no dia seguinte ou deixe que ele planeje o passeio do
dia seguinte.
4° Conhecer o
Desenvolvimento
5° Relacionamento Entre
Pais e Filhos
Assunto um tanto quanto extenso que merece a atenção em
grande parte do curso, já que envolve o tipo de relacionamento que os pais têm
com os filhos (afetuoso ou hostil, tranquilo ou tenso etc), a forma com que os
pais lidam com suas autoridades no lar e até que ponto os filhos participam no estabelecimento
de regras no lar, obediência, e principalmente como os pais advertem seus filhos,
já que tudo isto tem impacto nas futuras habilidades emocionais e comportamento
das crianças quando se tornarem adultos.
É importante os pais conhecerem como as crianças aprendem
melhor sobre consequências e como isto pode lapidar o comportamento deles ou
piorá-los de vez. Situações a evitar:
apelar para punições físicas ou “cantinhos do pensamento” não vão ensinar seus
filhos sobre consequências lógicas da vida. Os “cantinhos do pensamento” podem até
ser usados em algumas ocasiões, mas desde que a educação e forma de
discipliná-lo seja feita de forma lógica, ou seja, que façam sentido às
crianças e que tenham relação com o que acontece na vida real.
É importante conhecer alguns passos do comportamento
infantil para saber em que momento apenas uma boa conversa é suficiente ou
quando chega o momento de aplicar-lhes consequências lógicas positivas ou
negativas.
6° Ensinar-lhes Princípios
e Valores
Nosso comportamento adulto (e das crianças também) é resposta
da combinação de experiências vividas pela criança (fatores ou pilares citados
acima) como também das crenças pessoais, familiares, religiosas e sociais que aprendemos
e carregamos conosco por toda a vida.
Assim sugerimos uma lista de virtudes, valores e princípios para
ensinarmos aos nossos filhos de modo direcionado e focado em cada faixa etária,
e não apenas deixar que a criança aprenda de forma subjetiva. Alguns deles são:
veracidade, generosidade, caridade, respeito a autoridades, regras e leis, entre
muitos outros.
Cada um destes é envolvido nas atividades semanais familiares
sugeridas nas ATIVIDADES FINAIS DA APOSTILA do curso de Inteligência
Emocional Para Crianças.
Se um colega do seu filho quebrasse
sem intenção o brinquedo preferido dele, como você acha que ele gostaria que o
colega reagisse? Apenas pedindo desculpas e se explicando que foi sem intenção?
Ou gostaria que, além disto, ele fizesse a reposição/conserto daquilo
danificado? Certamente a segunda opção, mas pessoas que erram e que além de se desculparem
são motivadas a consertarem seus erros são pessoas estimuladas a seguirem
certos princípios e valores, assim, este tópico é um dos mais importantes que
ajudará a lapidar o comportamento do seu filho quando se tornar um adulto.
Mais informações assistam aos vídeos
de entrevistas sobre IE para Crianças
Texto de Dra. Paula Spinosa
Olinquevitch
Mais informações cursos
presenciais e online www.littlegenius.com.br
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